Ana Paula e Shelda buscam título mundial no Guarujá

Líder do Circuito, dupla do Banco Cruzeiro do Sul está próxima de ser campeã três etapas antes do fim do torneio

São Paulo – Ana Paula e Shelda estão bem perto de conquistar o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Líder isolada da competição, a dupla do Banco Cruzeiro do Sul estréia nesta quarta-feira no Brasil Open, etapa nacional do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, no Guarujá, São Paulo, e precisa de um bom resultado para ser campeã três etapas antes do fim do Circuito.

As brasileiras lideram com 6.500 pontos e garantem o título no Guarujá se terminarem a etapa até duas posições atrás das compatriotas Renata e Talita, vice-líderes do ranking com 4.800 pontos.

“Sempre é bom conquistar um título, ainda mais no Brasil. Estamos próximas da conquista, mas temos de manter o foco e fazer a nossa parte dentro de quadra para não sermos surpreendidas”, disse Shelda.

Ao lado de Adriana Behar, Shelda foi seis vezes campeã do Circuito Mundial, em 1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2004. Após a aposentadoria da antiga parceira, no final do ano passado, passou a fazer dupla com Ana Paula, dona de uma medalha de bronze olímpica no vôlei de quadra, e pode conquistar seu primeiro título com a companheira.

“Será maravilhoso fechar esse ano com um título, principalmente depois de termos ficado bem perto de conseguir uma vaga na Olimpíada de Pequim. A parceria com a Ana Paula deu muito certo e seria coroada com essa conquista”, comentou Shelda.

A regularidade colocou a dupla na liderança do Circuito. Ana Paula e Shelda conquistaram, em 2008, a medalha de ouro em Klagenfurt, na Áustria, em Gstaad, na Suíça, e em Stare Jablonki, na Polônia. Ainda levaram a prata em Seul, na Coréia do Sul, e o bronze em Adelaide, na Austrália, além dois quarto lugares em Xangai, na China, e em Stavanger, na Noruega.

“Este ano está sendo muito positivo. Nosso desempenho em 2008 mostra que acertamos na parceria. É uma pena que essa união só tenha ocorrido recentemente. A Shelda é uma excelente jogadora e uma grande amiga”, observou Ana Paula.

De volta às competições

Após um período intenso de treinamentos, Leila e Sandra Pires voltam a competir na etapa do Guarujá. A dupla do Banco Cruzeiro do Sul também estréia nesta quarta-feira, na chave principal da competição.

“Gosto muito do Guarujá e do público paulista, que conhece vôlei. Joguei um tempo na quadra pelo time do Guarujá e será muito bom voltar à cidade”, disse Leila.

Apesar da falta de ritmo de competição, a parceria espera obter um bom resultado. Para Sandra Pires, a competição será bem acirrada, por causa da presença das principais duplas do País.

“As brasileiras estão muito bem preparadas para essa etapa. Além da Ana Paula/Shelda, líderes do Circuito, ainda estarão presentes Renata/Talita, Maria Clara/Carolina, Maria Elisa/Val, entre outras. Será uma bela disputa”, avaliou Sandra Pires.

Masculino

Alison e Bernardo, também atletas do Banco Cruzeiro do Sul, esperam repetir o bom desempenho das etapas européias. A dupla estréia na etapa do Guarujá nesta quinta-feira, na fase principal do torneio.

“Será bom voltarmos a jogar no Brasil, após várias etapas pelo resto do mundo. O público brasileiro é animado e deve dar um colorido a mais para a competição. Esperamos conseguir um lugar no pódio”, comentou Alison.

A jovem parceria obteve bons resultados em 2008. Alison e Bernardo foram campeões dos Challengers da República Tcheca, da Suíça e da Estônia, sem perderem nenhum jogo, e ganharam a medalha de bronze na etapa de Brasília do Circuito Brasileiro.

Além das competições com o parceiro Bernardo, Alison atuou ao lado do campeão olímpico Emanuel no Grand Slam de Gstaad, na Suíça, e conquistou a medalha de bronze.